Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dicionario de Termos Maçonicos - Letra A.






A COBERTO - Também o mesmo que coberto (veja Estar a coberto).

A ORDEM - Posição ritualística em que o maçom deve ficar em Loja (quando solicitado), de acordo com o Grau em que a Loja estiver trabalhando.

ABÓBADA CELESTE - Forro de uma Loja (semeado de estrelas).

ACÁCIA - Símbolo maçônico da imortalidade, em virtude da mesma manter-se sempre verde, mesmo nas areias do deserto.

ACLAMAÇÃO  - Sinais, Palavras ou Frases que os membros de uma Loja usam para aprovar por unanimidade alguma manifestação.

ADONAI  - O mesmo que Adônis, comumente traduzido como "Senhor"; astronomicamente, é o Sol. Palavra de passe e sagrada de vários graus.

ADORMECIDO - Estado em que se encontra um Maçom ou uma Loja, quando este interrompe seus trabalhos e ou freqüência regular.

ADORNOS - São os adornos, as peças que constituem o traje maçônico do operário (o avental, o colar, as jóias, etc).

ADORNOS DA LOJA - São os adornos das Lojas os conjuntos de peças que adornam a Loja como: O Pavimento Mosaico, a Orla Dentada e a Estrela Flamígera.

ÁGAPE - Banquete fraterno, desprovido de qualquer ritual.

ÁGATA  - É uma das pedras que figuram simbolicamente nas lendas maçônicas, porque ela desempenha um papel importante da lenda salomônica. Seu nome é em homenagem ao rio Ágata na Sicília onde foi encontrada pela primeira vez.

ÁGUA - Um dos quatro elementos purificadores na cerimônia de iniciação ou elevação do candidato.

Água - Pólvora Fraca

ÁGUIA - Ave de rapina, cujas características são: a audácia, a serenidade, a força e a velocidade. Figura entre os símbolos mais importantes da Maçonaria.

ÁGUIA BICÉFALA - Distintivo dos mais elevados graus da Maçonaria Filosófica e Administrativa. É o emblema do grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito e figura nos símbolos dos Cavaleiros Kadosh, e outros Graus do filosofismo.

ALEGORIA - Palavra de origem grega que representa certos atos ou idéias.

ALELUIA - Cântico de louvor e alegria pronunciado em diversos graus.

ALFAIAS - São os móveis, adornos, jóias e distintivos da Oficina e dos oficiais.

ALIANÇA - Aliança feita entre Davi e Hiran (rei de Tiro) e depois continuada com o rei Salomão. Foi dado o auxílio através de um Mestre de nome Hiran Abif, de materiais e dos operários de Tiro, que se mandou construir a casa de Davi e mais tarde o Templo de Salomão. (II Sam. 5:11; Reis, 5; Crô. 14; II Crô. 2:3; 9:10)

ALINHAR OS CANHÕES - Dispor os copos e garrafas sobre uma linha marcada por uma fita da cor do Rito, nos trabalhos de banquete.

ALTAR - Local situado no oriente da Loja, na frente do Venerável, onde ficam localizadas as grandes Luzes (O livro da Lei, o Esquadro e o Compasso).

ALTAR DOS JURAMENTOS - (O mesmo que altar)

ANDERSON, JAMES - Reverendo, teólogo e ministro da Igreja Presbiteriana de Londres, nascido em Edimburgo na Escócia em 1675, É considerado como o promotor da Reforma Maçônica realizado na Inglaterra em 1717. Incumbido que foi para compilar as leis, os usos, os costumes e Landmarks da Maçonaria Moderna, denominada de "Livro das Constituições" surgindo aí a Grande Loja da Inglaterra, então com 20 Lojas no ano de 1723.

ÂNGULO RETO - Simboliza a perfeição ou a retitude de conduta que todo Maçom deve seguir.

ANO DOMINI - Ano do Calendário Gregoriano (1996, 1997, 1998....)

ANO MUNDI - O mesmo que ano da "Verdadeira Luz". Acrescenta-se 3.760 anos ao calendário Gregoriano. O ano da "Verdadeira Luz" inicia em setembro de cada ano.

APELAÇÃO - Prerrogativa que um maçom tem de apelar das decisões superiores, obedecendo os trâmites e normas determinadas pelos estatutos e jurisprudências respectivas.

APRENDIZ MAÇOM - Título dado ao maçom no grau 01 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

AR - Um dos quatro elementos purificadores na cerimônia de Iniciação.

ARCA - Palavra usada para designar diversos ritos e graus

ARCA DA ALIANÇA - Testemunho da segunda aliança do Senhor com a humanidade por meio de Moisés.No grau 22 do Rito Escocês Antigo e Aceito, se ensina que as árvores do Líbano cresceram e foram utilizadas para a construção da Arca da Aliança e no grau 32 constitui a jóia do Grande Machado.

AREÓPAGO - Nome das colinas de Ares, em Atenas, que deu o nome ao tribunal supremo daquela cidade, composto de 31 membros, incumbidos de julgar as causas criminais mais importantes. No Rito Escocês Antigo e Aceito, é a denominação genérica das Lojas Filosóficas dos graus 19o. ao 30o. - É também o nome da Câmara do Exame para a recepção dos Cavaleiros Kadosh.

AREÓPAGO DE KADOSH (OU CAVALEIRO KADOSH) - Título dado ao maçom no grau 30 do Rito Escocês Antigo e Aceito (também Grande Eleito Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro Kadosh)

ARTE REAL - Nome dado a Maçonaria pelos Maçons, que a consideram acima de tudo, um ideal de vida.

ASSEMBLÉIA MAÇÔNICA - Reunião não ritualística de maçons.

ASSENTO - Lugar onde se colocam os membros de uma Loja.

ATO - Norma escrita de uma Potência a que um Maçom ou uma Loja está subordinado.

ATRIBUTOS - Os emblemas, as Alfaias, os adornos, os artefatos, as fitas as jóias de grau, os cargos e os símbolos são os atributos da Ordem, sendo que cada um tem seu significado específico.

ÁTRIO - Designa, genericamente os três grandes recintos do templo de Salomão. O primeiro era o átrio dos gentios, onde era permitido a entrada de qualquer um que fosse orar. O segundo era o átrio de Israel, onde somente os hebreus podiam penetrar (depois de haverem sido purificados) e o terceiro era o átrio dos Sacerdotes, onde se erguia o altar dos holocaustos e os sacerdotes exerciam os seus mistérios.

AUMENTO DE SALÁRIO - Elevação a um grau superior

AURÉOLA DE OLIVA - Símbolo da imortalidade, da vitória e da inteligência, respectivamente.(igual a folha de acácia).

AVENTAL – Também conhecido como “vestido”. Uma das vestimentas mais importantes do Maçom. Seu uso é obrigatório para que um Maçom possa participar de trabalho em Loja (antigamente era feito de pele de carneiro), sua decoração varia de acordo com o Grau.

AVENTAL DE APRENDIZ MAÇOM - Paramento obrigatório para que um Aprendiz Maçom possa participar de trabalho em Loja. Sua cor é branca com a aba levantada.

AVENTAL DE COMPANHEIRO MAÇOM - Paramento obrigatório para que um companheiro maçom possa participar de trabalho em Loja (antigamente era feito de pele de cabra), Sua cor é branca (símbolo da inocência) e deve ser usado com a aba baixada trabalhando na pedra polida.

AVENTAL DE MESTRE MAÇOM - Paramento obrigatório para que um mestre maçom possa participar de trabalho em Loja, sua cor é branca, com a aba e rosetas em azul. (Dependendo do Rito de da Potências pode haver algumas mudanças como: aba e das rosetas, podendo estas terem partes em vermelho, etc.).

AZEITE - Um dos ingredientes usados em diversas cerimônias maçônicas.

AZUL - Nome dado a Maçonaria Simbólica (graus 1o., 2o. e 3o.)

0 comentários:

Postar um comentário

Comentarios que desrespeitem alguem não serão aceitos.